quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nós somos o que nós fazemos

     Em um mundo onde só se pensa na economia, em um mundo onde existe mais egoismo e injustiça do que deveria, em um mundo onde falar e agir não andam de mãos dadas. É em um mundo assim onde nós estamos. Bom, paro muito para pensar em porque a humanidade se transformou no que é hoje, no porque de o dinheiro ter virado a prioridade na vida de bilhões de pessoas. Me pergunto o que eles pensam que somos, ou onde eles pensam que estamos.
     Eu entrei numa caminhada a um ano atrás no curso de engenharia ambiental. Cada dia que passa eu acabo vendo a realidade degradada do meio ambiente e de todos os seres vivos que estão inclusos nele. Todo dia eu penso como poderia ajudar para mudar essa nossa realidade. Ainda não sei como.
     As respostas parecem se esconder, mas parece tão óbvio também! O que nós somos? Qual a nossa importância  Qual a importância do dinheiro? Para mim, o que importa mesmo é viver sentindo o que o planeta pode nos dar.. as coisas simples são o que nos pode trazer mais felicidade. Não é difícil de ver isso!
     Nos últimos dias precisei fazer um seminário com duas colegas e no meio das pesquisas fiquei de coração partido. A gente sabe que a crueldade existe. Caçadas, desmatamento e tantas crueldades com o ambiente.. e com a nossa própria espécie. Sim, eu me sinto muito mal quando vejo cenas de pessoas morrendo de fome, ou sem um teto para morar.. mas eu me sinto muito mal também quando eu vejo animais que amam como nós, que sentem como nós e que possuem o mesmo direito de permanecer vivos sendo atacados, mortos, por diversão ou por comércio. A pior cena da semana foi ver elefantes sendo mortos, indefesos mesmo com todo o seu tamanho. As baleias também. É horrível o sofrimento causado ao animal. O que as pessoas pensam? Que só nós sentimos? Não! Eles também sentem. Qualquer animal te dará amor se tu demostrar amor. O animal não tem maldade, tem instinto de sobrevivência  O animal mata por comida, assim como nós. Nós, que colocamos a maldade em tudo e em todo lugar. Nós que destruímos tudo e todos os lugares. Nós que não pensamos que, no final, nossa atitude só vai gerar a destruição. 

     Há 20 anos atrás,  Severn Cullis-Suzuki fez um discurso que eu posso falar que é o mais bonitos que já vi. Possivelmente muitos aqui já o viram, mas eu indico que vejam novamente. As palavras ditas foram sinceras e foram ditas com amor ao que ela acredita. 



     Sei que devem estar pensando qual é o ponto em que eu quero chegar. Ou pensando que o texto já perdeu o sentido. A questão aqui é a conscientização. É tentar tocar o coração de alguém  Nem que seja apenas uma pessoa, e que essa pessoa vá e toque o coração de mais uma e assim por diante. É tentar fazer algo para mudar o mundo. Uma unica semente plantada que pode dar frutos. Nós não podemos desistir de um planeta melhor. Nós podemos fazer algo para mudar. Nós podemos não ter a solução para os problemas ambientais, mas temos como solucionar os problemas sociais. Temos como ser pessoas melhores. Temos como ser uma espécie melhor. Nós podemos respeitar os seres que tem vida.. racionais ou irracionais. Podemos dar amor. Podemos respeitar o ambiente que vivemos. E é por isso que eu vou lutar. E sim, vou continuar a escrever sobre o assunto aqui no blog e divulgar campanhas e instituições, filosofias.. tudo que eu puder passar para alguém sobre sermos melhores, eu passarei. Eu vou deixar o falar de lado e irei agir. E tentarei levar o máximo de pessoas a agir comigo. 


     Bom, eu espero que vocês (que leram até o final) não tenham se incomodado por esse desabafo, por essa minha luta que também é a luta de tantos outros. Espero que nós possamos mudar e que sejamos pessoas melhores. Fico esperando nos comentários o que vocês pensam sobre o mundo que vivemos. Quero ouvir de vocês, quero a opinião de vocês, quero a mobilização de vocês! Vamos ver se dá certo né! 
Fica aqui mais um vídeo que na minha opinião é belíssimo.  Mesmo sendo em inglês, vale a pena assistir pelas imagens passadas, conhecer mais a natureza..saber que aquilo está fora dos livros de biologia e geografia.. que a natureza é real.
   
                                       

    Obrigada a todos que chegaram até aqui no final. Vocês não sabem a minha alegria ao ver a resposta ao que foi mostrado agora. Beijoo galera e da próxima prometo ter coisas bem legais para vocês! 

                                                                                                                               Lilá Lis


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...